terça-feira, 18 de novembro de 2014

Alfred Newman - Conducts Themes!

  1. Laura
  2. Invitation
  3. Again
  4. Catana (From 'Captain from Castile')
  5. Tammy, Tell Me True
  6. Love Is A Many Splendored Thing
  7. The Bad and the Beautiful
  8. Anastasia
  9. The Moon of Manakoora
  10. The Pleasure of His Company
  11. Back Street
  12. Pinky
Themes!

ALFRED NEWMAN... decano dos diretores musicais de cinema... conduz uma seleção pessoal de doze belíssimos temas de filmes. Estas são orquestrações ricas e extravagantes, na melhor tradição Newman... faiscando de virtuosidade instrumental... e com uma certa acentuação moderna sobressaindo na eficiente seção de ritmo.

Numa apresentação formal em 1954, a Sociedade Americana de Compositores e Regentes citou Alfred Newman por sua "excepcional contribuição à música americana". O prêmio foi a expressão oficial da alta estima que os colegas de Newman sempre lhe dispensaram.

O respeito da comunidade cinematográfica para com seu destacado diretor musical é talvez melhor demonstrado no total (recorde!) de oito Oscars e 41 nomeações que lhe conferiram. O magazine "Look" considerou Newman "o mestre da música 'intimista' em Hollywood". O cronista George Pratt escreveu simplesmente "ele construiu música que o mundo aplaude e guarda carinhosamente".

As melodias românticas, persistentes, nostálgicas das partituras de Alfred Newman têm enriquecido inúmeros filmes - o super-gavado Street Scene, O Morro dos Ventos Uivantes, Como Era Verde Meu Vale e A Canção de Bernadette, para citar algumas preciosidades. Neste LP, Newman oferece suntuosas performances de suas cinco favoritas: "Pinky", tema pungente de um drama estrelado em 1949 por Jeanne Crain; "Anastasia", majestoso refrão do Velho Mundo criado para o filme que trouxe Ingrid Bergman de volta ao cinema americano; "The Pleasure of His Company", melodia da sofisticada comédia que obteve grande êxito em 1961, com Fred Astaire; "The Moon of Manakoora", exótica balada do épico de Samuel Goldwyn sobre uma ilha dos Mares do Sul; "O Furacão" e "Catana", uma evocação sensual da Velha Espanha para o romance de capa-e-espada "Capitão de Castela".

Cada tema ilustra dramaticamente a fina intuição de Newman ao captar o período, o local e o caráter da história e o seu surpreendente talento para transpor esses diversos elementos em melodias divertidas, originais e inesquecíveis.

Newman apresenta ainda sete temas memoráveis da autoria de outros compositores, excelentes colegas seus. Davi Raksin está representado por seu eternamente belo "Laura" e "The Bad And The Beautiful"; Bronislaw Kaper por "Invitation" - extraordinário!; Frank Skinner por "Back Street" (Esquina do Pecado) na recente versão com Susan Hayward; e Dorothy Squires por "Tammy, Tell Me True". O irmão de Newman, Lionel, contribuiu com "Again", o popular sucesso de um melodrama de 1948 "Road House"; e da partitura de Newman vencedora do Oscar para o filme "Love Is A Many Splendored Thing" temos a canção-título composta por Webster e Fain.

Aqui estão os doze temas, prodigamente orquestrados - cada um de beleza imperecível; cada um iluminado pelo talento interpretativo de Alfred Newman, mestre-músico que contribuiu de maneira notável para uma forma singular de arte: a partitura para filmes.

(Texto extraído das notas originais do LP)

The Composer
(1901 - 1970)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...