- Laura
- Invitation
- Again
- Catana (From 'Captain from Castile')
- Tammy, Tell Me True
- Love Is A Many Splendored Thing
- The Bad and the Beautiful
- Anastasia
- The Moon of Manakoora
- The Pleasure of His Company
- Back Street
- Pinky
ALFRED NEWMAN... decano dos diretores musicais de cinema... conduz uma seleção pessoal de doze belíssimos temas de filmes. Estas são orquestrações ricas e extravagantes, na melhor tradição Newman... faiscando de virtuosidade instrumental... e com uma certa acentuação moderna sobressaindo na eficiente seção de ritmo.
Numa apresentação formal em 1954, a Sociedade Americana de Compositores e Regentes citou Alfred Newman por sua "excepcional contribuição à música americana". O prêmio foi a expressão oficial da alta estima que os colegas de Newman sempre lhe dispensaram.
O respeito da comunidade cinematográfica para com seu destacado diretor musical é talvez melhor demonstrado no total (recorde!) de oito Oscars e 41 nomeações que lhe conferiram. O magazine "Look" considerou Newman "o mestre da música 'intimista' em Hollywood". O cronista George Pratt escreveu simplesmente "ele construiu música que o mundo aplaude e guarda carinhosamente".
As melodias românticas, persistentes, nostálgicas das partituras de Alfred Newman têm enriquecido inúmeros filmes - o super-gavado Street Scene, O Morro dos Ventos Uivantes, Como Era Verde Meu Vale e A Canção de Bernadette, para citar algumas preciosidades. Neste LP, Newman oferece suntuosas performances de suas cinco favoritas: "Pinky", tema pungente de um drama estrelado em 1949 por Jeanne Crain; "Anastasia", majestoso refrão do Velho Mundo criado para o filme que trouxe Ingrid Bergman de volta ao cinema americano; "The Pleasure of His Company", melodia da sofisticada comédia que obteve grande êxito em 1961, com Fred Astaire; "The Moon of Manakoora", exótica balada do épico de Samuel Goldwyn sobre uma ilha dos Mares do Sul; "O Furacão" e "Catana", uma evocação sensual da Velha Espanha para o romance de capa-e-espada "Capitão de Castela".
Cada tema ilustra dramaticamente a fina intuição de Newman ao captar o período, o local e o caráter da história e o seu surpreendente talento para transpor esses diversos elementos em melodias divertidas, originais e inesquecíveis.
Newman apresenta ainda sete temas memoráveis da autoria de outros compositores, excelentes colegas seus. Davi Raksin está representado por seu eternamente belo "Laura" e "The Bad And The Beautiful"; Bronislaw Kaper por "Invitation" - extraordinário!; Frank Skinner por "Back Street" (Esquina do Pecado) na recente versão com Susan Hayward; e Dorothy Squires por "Tammy, Tell Me True". O irmão de Newman, Lionel, contribuiu com "Again", o popular sucesso de um melodrama de 1948 "Road House"; e da partitura de Newman vencedora do Oscar para o filme "Love Is A Many Splendored Thing" temos a canção-título composta por Webster e Fain.
Aqui estão os doze temas, prodigamente orquestrados - cada um de beleza imperecível; cada um iluminado pelo talento interpretativo de Alfred Newman, mestre-músico que contribuiu de maneira notável para uma forma singular de arte: a partitura para filmes.
(Texto extraído das notas originais do LP)
The Composer
(1901 - 1970)



Nenhum comentário:
Postar um comentário